sexta-feira, 7 de maio de 2010

O vovozinho


Há registros de formas primitivas de que o futebol vem sendo praticado na China a quase 2000 anos, e também encotrado uma forma de jogo muito parecido na antiga Grécia e Roma. No entanto, foi na Inglaterra que o esporte foi se tornar o jogo que o mundo agora reconhece como o futebol.

E o precursor do futebol dos tempos modernos é o Sheffield Football Club que foi fundado em outubro de 1857 e que é reconhecido pela Fifa como o time profissional mais antigo do mundo.
Curiosamente os fundadores eram jogadores ferrenhos do criquete e queriam um esporte para ajudar a manter a forma durante o inverno. Mas, junto com o novo esporte, pensaram também em algumas regras.

E trave, escanteio, primeiro toque na bola para inicio do jogo e a iluminação artificial foram as primeiras já implantadas.

Portanto, regras que são familiares a nós são utilizadas a mais de 150 anos..

Na foto acima vemos as primeiras formações do Sheffield, com alguns detalhes da pose dos atletas: Camisa com gola e manga, bermuda, sapato, meião, e boné, que na verdade era para proteger a cabeça da bola, que era pesada (quando chovia piorava) e machucava. A esquerda o técnico bem alinhado. O Sheffield também ditou a regra dos estilo de vestir dos técnicos, como o terno e a gravata.

Quer saber mais sobre Sheffield ?
http://www.sheffieldfc.com/

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...