No dia 27 de Abril de 1940, o então presidente da republica, Getúlio Vargas inaugurava o mais moderno e maior estádio da América Latina. O nome dado ao estádio foi Paulo Machado de Carvalho, que foi empresário do ramo das comunicações, como rádio, jornais e que também a TV Record que fundou em 1963. Também como cartola do futebol atuou por muitos anos como dirigente do São Paulo futebol Clube e com forte influencia nos meios futebolisticos da época. Mas, carinhosamente o estádio é muito mais conhecido pelo bairro que se encontra, o Pacaembu, palavra que vem do tupi-guarani e que significa
arroio ou ribeirão das pacas.
No dia de sua inauguração mais de 60 mil pessoas presenciaram as partidas em que o Palestra Itália venceu o Coritiba por 6 a 2 e o Corinthians bateu o Atlético Mineiro por 4 a 2.
Sem o Morumbi, o São Paulo era o principal mandante do local --o Corinthians atuava no Parque São Jorge, a sua casa. O recorde de público do estádio foi quebrado justamente no clássico entre os dois times. Em 1942, na estreia de Leônidas da Silva no Tricolor, 71.281 pessoas assistiram ao empate por 3 a 3.
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário