sábado, 10 de setembro de 2011

Banda Co2Zero, se pedalar, eles tocam!

Incrível como a vida nos presenteia. Sou amigo do José Carlos Armelin desde os tempos de colégio (e o querido Max - guitarrista -  temos fortes laços de amizade entre famílias) lá pelo anos 70 e depois de longa data nos encontramos no 6° GP de Ciclismo de Santa Bárbara d'Oeste (ele porque gosta de pedalar e eu pela reportagem) em pleno Domingo, 11hs. O papo foi amistoso gratificante e que gerou também a ideia desta rápida entrevista para o blog EE e para que você conheça um pouco mais sobre  bonito recado que a Banda Co2zero vem passando pra nós no quesito meio-ambiente.




Antes da banda Co2zero, você já explorava o tema meio-ambiente?
Sim. Em 2007, exercendo a função de professor em escola profissionalizante,  recebi a missão de trabalhar o tema meio ambiente em minhas aulas. No início eu simplesmente consultava o assunto na Internet e levava para sala de aula discutir, notava que os alunos não se interessavam pelo assunto que eu á muitos anos levava como modo de vida.



Como surgiu a grande sacada da bicicleta ergométrica como gerador de energia para a banda?
Ainda em sala de aula, frustrado com o interesse dos alunos nos temas ambientais, resolvi reunir três paixões que sempre me acompanharam, Bicicleta, música e mecatrônica, montei um bike que gerava eletricidade quando pedalava. Esta energia servia para funcionar um CD Player automotivo que chamava a atenção do assunto sustentabilidade. Diante desta “parafernália” minhas colocações ambientais eram mais aceitas e prendiam a atenção dos alunos que participavam pedalando. A Banda Co2 Zero nasceu deste desdobramento de aula e desde sua primeira apresentação 26/03/2008 foi com as bicicletas.


Co2zero, foi difícil chegar neste nome?
O nome da banda Co2 Zero foi inspirada no protocolo de Kyoto (1997) onde todas as nações tem a obrigação de diminuir suas emissões de gases causadores do efeito estufa. O principal gás causador do efeito estufa é o Co2 (dióxido de carbono). Nós acrescentamos Zero no nome, porque zero também significa equilíbrio, onde para conter o aquecimento global você deve plantar muitas árvores o deixar mais vezes carros e motos na garagem.

Como os músicos foram se encontrando? Quem são eles?
Atualmente somos em quatro integrantes, Maximiliano, Kleber, Reginaldo e eu. A primeira apresentação da Banda fora da escola, em 2009, foi em uma inauguração de Tratamento de esgoto, onde tinha Max, eu e mais  dois músicos convidados, neste dia só tocamos cover de músicas internacionais.  No mesmo ano convidamos Reginaldo que trouxe para banda músicas nacionais. Em 2010 encontramos Kleber, locou por música e meio-ambiente.


Por serem de formações acadêmicas diferentes, ficou mais fácil compor musicas?
Sim nos dividimos nas especialidades, Kleber canta muito sobre água e eu energia, Max faz arranjos e Reginaldo trabalha com rimas e vozes.


Qual é o impacto causado no publico com a maneira alternativa e interessante de conscientização sobre o meio-ambiente?
As pessoas se aproximam pela curiosidade de ver bicicletas no palco, dai a pouco ele esta pedalando e cantando as músicas, lavando para casa a experiência de gerar energia elétrica e letras de músicas que virão em sua cabeça quando ver uma torneira pingando, ou for descartar um pedaço de papel e colocar no coletor de cor azul.
  
Mande sua mensagem:
Todos nós temos a obrigação de reduzir os impactos ambientais  causados por nos mesmos, ande mais a pé, bicicleta ou coletivo, pratique carona solidária e consuma o necessário.


Site da banda Co2Zero: http://www.bandaco2zero.com.br/


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...