quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Primeira e a Jabulani

1930 - Uruguai
Ela era feita de couro e tinha uma abertura por onde entrava uma câmara de ar de borracha. Essa abertura era depois costura com cadarço e isso era um tormento para os jogadores, que sofriam na hora do cabeceio. Quando molhada, o couro absorvia a água e a bola ficava com quase o dobro do peso. Alguns jogadores usavam faixas ou toucas na cabeça para aliviar o atrito na hora de cabecear. Na final da primeira Copa, uruguaios e argentinos desentenderam-se por causa da bola. Os donos da casa queriam utilizar a sua na final, mais pesada. Os argentinos não abriam mão de usar a bola fabricada por eles, mais leve. A saída, então, foi disputar um tempo com cada bola. No primeiro, a Argentina, com sua bola, ganhou por 2 x 1. No segundo tempo, com a bola dos uruguaios, o time casa fez 3 gols, ganhando a partida por 4 x 2 e conseqüentemente a primeira compa do mundo.

2010 - Africa do Sul
A Jabulani, que significa "comemorar" no idioma zulu, é a 11ª edição das bolas adidas para a Copa do Mundo da FIFA. As 11 cores da Jabulani são uma homenagem ao futebol e ao país da primeira Copa do Mundo da FIFA realizada no continente africano.
As 11 cores da Jabulani representam os jogadores de uma equipe, cada uma das línguas oficiais da África do Sul e cada uma das comunidades sul-africanas que receberão o mundo para a primeira Copa do Mundo da FIFA no continente. O design da bola celebra duas importantes características do país-sede: a diversidade e a harmonia. Esses são os dois princípios que tornam a África do Sul uma nação tão pitoresca e acolhedora, a perfeita anfitriã para um evento tão importante.
Ranhuras de aderência
A Jabulani introduziu importantes avanços em termos de tecnologia. Ao passar as mãos pela bola, a primeira coisa que chama a atenção é a textura com ranhuras de aderência que asseguram um domínio completo, uma trajetória estável no ar e uma aderência perfeita em qualquer condição.
As ranhuras de aderência em círculos contornam toda a superfície da bola, possibilitando a aerodinâmica ideal. Além disso, as ranhuras integradas garantem uma trajetória sem igual, fazendo desta a bola adidas mais estável e precisa de todos os tempos.
Costura reduzida, perfeição máxima
Ao contrário dos moldes anteriores das bolas de futebol adidas, constituídas por gomos planos, a Jabulani é formada por oito gomos em 3D unidos termicamente e, pela primeira vez na história, os gomos foram moldados esfericamente para dar à bola um formato perfeitamente cilíndrico, o que garante uma precisão nunca antes alcançada.
"Seguindo uma rigorosa série de especificações da FIFA, criamos uma bola pequena e consistente, possibilitando o máximo de precisão, uma aderência perfeita e uma trajetória estável no ar", declarou Thomas Van Schaik, diretor de Relações Públicas Globais da adidas.
Abraços !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...